Arquivo / O Estado
Arquivo / O Estado

Prefeito de São Paulo evita comentar resultado da pesquisa: "Uma
coisa puxa outra".

continua após a publicidade

O Ibope divulgou na sexta-feira mais números da pesquisa sobre a eleição presidencial feita sob encomenda da revista IstoÉ. Na pesquisa divulgada na quinta-feira, para o primeiro turno, Lula e Serra estariam em empate técnico, com vantagem para o presidente. Na segunda pesquisa, o cenário se invete. O instituto fez também simulações para o segundo turno, com cinco cenários possíveis.

No primeiro deles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 42% das intenções de voto contra o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), com 45%, empatados tecnicamente, dentro do limite da margem de erro. Brancos e nulos somam 9%. Não souberam ou não quiseram opinar 3% dos pesquisados.

Na segunda hipótese de disputa, o candidato do PSDB é Geraldo Alckmin. Neste confronto, Lula tem 48% das intenções de voto, o governador de São Paulo 35% e nulos e brancos chegam a 13%. Não opinaram, 4%. Em um terceiro cenário, Lula enfrenta Anthony Garotinho (PMDB), vencendo por 49% a 30%. Brancos e nulos somam 17% e 3% não opinaram. Quando a disputa é entre o ex-governador do Rio e o prefeito de São Paulo, Serra conquista 54% das intenções de votos, e Garotinho 26%. 5% dos pesquisados preferiram não opinar e declararam a intenção de anular ou votar em branco, 15%.

continua após a publicidade

No último cenário, a disputa é entre Geraldo Alckmin e Anthony Garotinho. O tucano tem 37% das intenções de votos e Garotinho 38%, em empate técnico. Brancos e nulos somam 18% e 7% não opinaram. Em três casos foi possível comparar a pesquisa atual com outra, realizada em dezembro. Na pesquisa de dezembro, em um confronto entre Lula e Serra, o presidente tinha 35%, e agora alcança 42%. Serra tinha 48% e caiu para 45%, configurando empate técnico, no limite da margem de erro. Os nulos e brancos passaram de 12% para 9%. Em dezembro, 4% não opinaram, número que caiu para 3% agora.

O segundo cenário traz Lula contra Alckmin. O presidente tinha 41% e subiu para 48%. O governador de São Paulo tinha 37% em dezembro, agora está com 35%. Votos nulos e em branco eram 17%, contra 13% agora. Não opinaram, 5% em dezembro, e 4% em janeiro.

continua após a publicidade

No terceiro cenário, o presidente enfrenta Anthony Garotinho. Lula tinha 41%, subindo para 49%. Garotinho tinha 33%, contra 30% na pesquisa atual. Nulos e em branco caíram de 20% para 17%, e os sem opinião, de 8% para 3%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidos 2.002 eleitores, em 143 municípios, entre os dias 12 e 16 de janeiro. O registro da pesquisa no TSE é 236/2006. A revista IstoÉ não esclareceu os motivos pelos quais não divulgou o resultado completo da pesquisa na quinta-feira.

Na simulação do confronto entre Lula e Serra, no primeiro turno, os dois candidatos aparecem tecnicamente empatados, Lula com 35% e Serra, com 31%. Em terceiro, fica Garotinhno com 12%. Nos demais cenários, Lula abre grande vantagem em relação ao segundo lugar, sejam eles Alckmin (38% contra 17%) ou Fernando Henrique Cardoso (38% contra 15%).