Seed explica mudanças nas datas de pagamento

A entrada em vigor do Plano de Carreira Helena Kolody provocou algumas mudanças na rotina de pagamento dos professores da rede estadual, no mês de sua implantação. A folha de pagamento, que antes era fechada no dia 12, foi antecipada para o dia 5 de maio, para que o Estado tivesse tempo de processá-la e efetuar os pagamentos no final de maio. A distribuição de aulas foi outro fator que alterou a sistemática de pagamento dos professores. A lei determina que as aulas fossem distribuídas prioritariamente aos professores aprovados em concurso, ficando as aulas remanescentes aos celetistas. Com isso muitos deles tiveram suas cargas horárias reduzidas, assim como seus rendimentos. Os celetistas que assumiram aulas em outras escolas, mas somente depois do dia 5, quando a folha já estava fechada, vão receber por todo tempo trabalhado, na próxima folha de pagamento.

O diretor geral da Seed, Ricardo Bezerra, explicou que essa situação é transitória e que no próximo mês tudo será regularizado. O volume de dados processados com as mudanças trazidas pelo Plano foi grande, diz. Afinal são mais de 90 mil cargos e uma infinidade de mudanças que a Secretaria incorporou ao sistema de pagamento.

Tanto volume de trabalho para ser processado também foi a causa do desconto de R$ 15 para o pagamento do repouso semanal remunerado de 270 celetistas, dentre o quadro que hoje é de cerca de 7.600 professores. Valor que será revisto na próximo folha.

Pagamento

Os processos protocolados pelos professores que concluíram cursos de pós graduação estão sendo analisados pela Secretaria de Educação. A chefe do GRHS, Grupo Gerencial de Recursos Humanos, Sheila Regina Assef, informou que o pagamento dessas promoções será feito tão logo o processo seja concluído. A implementação desse pagamento será retroativa à data de entrada do protocolo de solicitação da promoção.

Em Paranavaí existem três casos de professores que entraram com esse pedido (de promoção). Os novos, que são 157, passaram no último concurso e que, segundo o Plano de Carreira Helena Kolody, permite que eles possam subir de nível ao apresentar o título de pós graduação. Nesta mesma situação estão professores aposentados, 13 deles que protocolaram os pedidos depois do PC e que igualmente têm esse direito.

Um terceiro caso, cujos processos tramitam há mais de um ano, são três professores que concluíram os cursos de pós graduação nas faculdades da região de Jabuticabal e Assis. O problema para esses professores receberem a promoção é o reconhecimento de seus títulos, alguns desses cursos estão sub judice. A Seed somente poderá reconhecê-los após análise favorável do Mec. Existem casos anteriores que já receberam parecer favorável e o processo está em trâmite na Seed.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo