politica

Secretário responde interinamente por prefeitura de Ribeirão Preto

O vice-prefeito de Ribeirão Preto, Marinho Sampaio (PMDB), informou nesta sexta-feira, 2, que não irá assumir o cargo de prefeito com o afastamento de Dárcy Vera (PSD), presa na “Operação Mamãe Noel”, da Polícia Federal (PF) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (Gaeco). Segundo ele, pela Lei Orgânica do Município o cargo pode ficar vago por até 14 dias e, neste caso, o secretário de Governo, Marcus Berzoti responderá interinamente pelo expediente do Executivo local.

Se após esse período a prefeita ainda seguir afastada, a Câmara Municipal deve convocar Sampaio para ocupar o cargo. Como o mandato de ambos está no final, o vice-prefeito teria então duas semanas como prefeito antes de passar o cargo ao eleito para a próxima legislatura, o deputado federal Duarte Nogueira (PSDB). O vice-prefeito será empossado ainda como vereador em 1º de janeiro, cargo para o qual foi eleito em outubro.

Primeira prefeita da história de Ribeirão Preto, Dárcy Vera foi eleita em 2008 e ainda foi o primeiro político reeleito para o cargo na cidade do interior paulista ao bater o agora prefeito eleito Duarte Nogueira, em 2012. Apesar de ser a primeira presa no exercício do mandato, ela não é a única pessoa que chefiou o executivo local a ser detida.

O ex-ministro Antonio Palocci, que governou Ribeirão Preto em dois mandatos alternados, segue preso em Curitiba (PR) no âmbito da Operação Lava Jato.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo