A Secretaria Municipal de Trânsito sequer foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Curitiba, mas a pasta já tem titular. O prefeito Luciano Ducci anunciou, pelo twitter, que o escolhido para pilotar a nova secretaria é o advogado Marcelo Araújo. Ele é presidente da Comissão de Direito de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR).
“Está entrando na nossa equipe um dos maiores especialistas em trânsito do Brasil, o advogado Marcelo Araújo, presidente da Comissão de Direito de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) e referência nacional no assunto”, anunciou o prefeito. “Ele vai assumir a nova Secretaria de Trânsito de Curitiba, que estamos criando. Pedi atenção especial ao Marcelo para que possamos ter uma convivência mais pacífica e humana no trânsito, com preocupação no ser humano, esteja ele de carro, bicicleta, moto ou a pé”, completou Ducci.
A criação da pasta está tramitando na Câmara, aguardando parecer da Comissão de Legislação e Justiça e da Comissão de Urbanismo. A nova secretaria só deverá ser efetivada em 2012. A Secretaria de Trânsito foi anunciada por Ducci como solução para o impasse envolvendo a decisão judicial que proibiu a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) de fiscalizar o trânsito da cidade e aplicar multas a motoristas infratores. O futuro secretário disse ter aceitado de bate-pronto o convite de Ducci. “Estou envolvido com esse assunto acompanhado essa situação desde o início. Aceito o novo desafio”.
Antes mesmo de assumir a pasta, Araújo já vai trabalhar, como consultor, para ajudar a resolver a situação dos agentes de trânsito, vinculados à Urbs. A intenção da prefeitura é aproveitar os mesmos servidores na nova pasta. “Estamos tratando com o Ministério Público do Trabalho e com o Tribunal de Contas uma forma legal de transferir esse pessoal. Temos que aproveitar o conhecimento e capacidade deles. Não faz sentido começar do zero”, disse.