ÍNDICIOS DE IRREGULARIDADES

Se fraudes forem confirmadas, Ducci vai apoiar CPI do Radar

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, afirmou que se houver indícios de irregularidades com empresa Consilux, que opera os radares na cidade, ele vai apoiar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Curitiba. A proposta foi anunciada por vereadores da bancada de oposição na tarde de segunda-feira (14).

A Consilux opera os radares após ter sido escolhida mediante licitação no ano passado. “Além da apoiar a CPI, vamos tomar medidas enérgicas. Elas serão discutidas com a Procuradoria do município, com a Urbs. Vamos ser bem transparentes neste processo”, garantiu Ducci, em entrevista à rádio BandNews na manhã desta terça-feira (15).

O programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu no último domingo uma reportagem sobre esquema de fraudes em licitações para a implantação e exploração dos radares no trânsito de diversas cidades. Na reportagem, um diretor da Consilux confirma que a empresa frauda editais, não possui critério para a instalação dos equipamentos e que ainda pode anular multas.

Diante das denúncias, os vereadores de oposição na Câmara Municipal de Curitiba fizeram a proposta pela instalação de uma CPI. A bancada alega que falta esclarecimentos sobre o contrato entre a Prefeitura de Curitiba e a Consilux. Os vereadores de oposição também protocolaram o pedido de convocação do presidente da Urbs, Marcos Isfer, para falar sobre o assunto.

Apuração

Luciano Ducci determinou a abertura de um procedimento administrativo para apurar as possíveis irregularidades no contrato com a empresa. A Consilux terá cinco dias para apresentar defesa e fazer os esclarecimentos necessários. A empresa informou, mediante nota, que não se responsabiliza pelas declarações do funcionário que aparece na reportagem. Ele foi afastado de suas funções. A Consilux comunicou que não existe qualquer possibilidade de deletar multas do sistema.

Leia mais

Oposição quer investigar contratos realizados em Curitiba

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna