O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, afirmou hoje que o sistema de saúde pública no País é subfinanciado. Mercadante disse que os gastos com saúde por habitante no Brasil são inferiores aos da Argentina, por exemplo, e ressaltou que a questão do aumento de recursos precisa ser enfrentada. “O que eu posso dizer é que a saúde pública no Brasil é subfinanciada”, afirmou o ministro, que participou hoje do seminário “Inovação – O Brasil na Rota do Desenvolvimento Científico e Tecnológico”, promovido pela revista “Brasileiros” na capital paulista.
Mercadante evitou dizer se é favorável à criação de um imposto específico para financiar a área da saúde, como defendem integrantes da base aliada e a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
“A saúde vai ter de melhorar suas condições de financiamento”, afirmou. “Hoje temos uma situação muito abaixo da Argentina. Gastamos 47% a menos por habitante do que a Argentina. O Brasil vai ter de enfrentar esse problema do financiamento da saúde.”