Sarrão assume a presidência do TRE

Presidente interino do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) desde a aposentadoria compulsória do desembargador Ângelo Zattar, em outubro do ano passado, Jesus Sarrão tomou posse ontem como presidente efetivo da corte eleitoral paranaense, para um mandato de dois anos. A desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes assumiu a vice-presidência e a corregedoria do tribunal.

Em seu discurso de posse, Sarrão destacou a celeridade da Justiça Eleitoral. “É uma honra tomar posse do Tribunal Regional Eleitoral, sendo que a Justiça Eleitoral é motivo de orgulho para a população. Já no início de minha gestão, assino um planejamento estratégico, com as metas do tribunal para os próximos anos. Todas elas visam que a coleta e apuração de votos seja realizada da forma mais correta possível”, afirmou, apresentando os dados de 2008 da corte.

“O ano passado, em que se realizaram as eleições municipais, particularizou-se pela sobrecarga de trabalho do tribunal. Foram 4.908 processos relativos às eleições municipais, que somaram-se aos 1.084 processos de competência originária de perda de mandado eletivo por infidelidade partidária. No ano passado este tribunal proferiu 5.263 decisões, com média anual de 998 processos para cada juiz”, comemorou.

O desembargador – que já foi juiz do Tribunal de Alçada do Estado do Paraná, diretor geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e secretário estadual de Segurança Pública – também comentou o “terceiro turno” das eleições em Londrina, na região norte, que irá acontecer no final de março, com disputa entre os candidatos Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa Netto (PDT).

“Os preparativos para o terceiro turno já tiveram início, duas resoluções já foram aprovadas pelo TRE-PR e logo haverá a convocação dos mesários, que serão os mesmos que trabalharam no primeiro e segundo turnos. Acredito que a eleição acontecerá em clima de absoluta normalidade e tranquilidade. Faremos de tudo para assegurar a liberdade dos votos e de oportunidade entre os candidatos.”