O senador José Sarney (PMDB-AP), 83 anos, foi submetido a exames na noite de ontem (4) no Instituto Cardiológico de Brasília (ICDF) após sentir leve desconforto, segundo a assessoria da instituição.
Os exames da avaliação cardiológica apresentaram resultados normais. Sarney teve alta em seguida e voltou para casa. O estado de saúde do senador será monitorado pela equipe médica do ICDF ao longo do dia.
Em abril do ano passado, Sarney foi submetido a um cateterismo após exames detectaram “obstrução importante na artéria descendente anterior”. O senador passou por uma angioplastia para desobstruir as artérias e colocar stents (pequenos tubos para manter a dilatação das artérias). Na ocasião, Sarney ficou internado por dez dias no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, dois deles na unidade de terapia intensiva (UTI).
Com 83 anos, Sarney tem quase 60 de carreira política. Como parlamentar fez parte de 13 legislaturas: quatro como deputado federal e seis como senador. Até fevereiro, ocupava a presidência do Senado, quando foi substituído pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL).