O empresário Acir Gurgacz (PDT) acaba de ser empossado pelo presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), como senador eleito por Rondônia. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, presidente do PDT, está presente a sessão de posse.

continua após a publicidade

Gurgacz foi o segundo colocado nas eleições de 2006 e teve sua posse determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na semana passada, após a Justiça Eleitoral cassar o mandato de Expedito Junior (PSDB-RO) por compra de votos e abuso de poder econômico no pleito de 2006.

A posse de Gurgacz estava marcada para a última terça-feira, mas foi cancelada após a Mesa Diretora acatar recurso do senador Expedito Junior, que pedia o direito de defesa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Hoje, porém, após críticas de magistrados à insistência do Senado em não cumprir a decisão da Justiça, Expedito Junior decidiu retirar o recurso. “Quando fiz isso (pedir direito de defesa), eu não queria afrontar a Justiça. Queria apenas buscar os meus direitos”, justificou Junior, mais cedo.

continua após a publicidade