Entre as 61 prefeituras que estão sendo alvo de investigações da Controladoria Geral da União (CGU) num suposto esquema de máfias regionais que atuam na construção de quadras esportivas, duas são paranaenses. Conforme divulgou ontem o site Congresso em Foco, os municípios de Saudade do Iguaçu e Sarandi estão na lista da CGU, de prefeituras com irregularidades na construção de ginásios poliesportivos.

continua após a publicidade

De acordo com o Congresso em Foco, a Prefeitura de Sarandi realizou três licitações na modalidade carta-convite, para a execução de obras de infra-estrutura esportiva com recursos do Ministério do Esporte, no valor de R$ 288,9 mil. Porém, segundo o site, as licitações não contaram com o mínimo de três propostas válidas, conforme determina a Lei de Licitações.

E em Saudade do Iguaçu, informa o site, o Ministério do Esporte repassou R$ 50 mil para a construção de um ginásio, mas a obra ficou inacabada, além de serem detectados problemas na licitação. Ao que consta, a empresa contratada foi a única a apresentar proposta na licitação. Mais informações podem ser encontradas na página da CGU, que divulga resumos dos relatórios de suas inspeções nos municípios brasileiros.

Segundo divulgou ontem o Congresso em Foco, o alvo das investigações é o programa Esporte e Lazer da Cidade, que é o principal projeto social esportivo do governo federal. Segundo o site, os indícios levantados até o momento pela CGU são insuficientes para sinalizar a existência de um esquema semelhante ao realizado pelos ?sanguessugas?, mas a possibilidade não está descartada.

continua após a publicidade

No final do ano passado, o responsável pelo relatório setorial do Ministério do Esporte no Orçamento da União para 2007, deputado Rubem Santiago (PT-PE), fez uma advertência durante a votação do texto da CPMI dos Sanguessugas. ?As ambulâncias de hoje podem ser as quadras de amanhã?, declarou em dezembro de 2006.