O ex-prefeito de Foz do Iguaçu, Samis da Silva, trocou ontem, 25, o PMDB pelo PSDB. Samis é filho do deputado estadual Dobrandino da Silva, um dos filiados mais antigos e ex-presidente do PMDB do Paraná.

continua após a publicidade

A ficha de filiação de Samis foi abonada pelo presidente do diretório estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni, e pelo prefeito de Curitiba, Beto Richa. A adesão de Samis foi considerada um “trunfo” pelos tucanos, que já o anunciaram como candidato a deputado estadual na próxima eleição, fazendo dobrada com o presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Carlos Budel, que disputará uma vaga na Câmara dos Deputados em 2010.

“É uma conquista trazer uma liderança do porte do Samis (da Silva) para o partido, lembrando que esta decisão foi compartilhada com o PSDB local e estadual. Esta filiação também demonstra o crescimento da nossa legenda em todo o Paraná”, destacou Rossoni.

No ano passado, Samis disputou a prefeitura de Foz e terminou em segundo lugar, com 30% dos votos. O PSDB não teve candidato próprio e apoiou Reni Pereira (PSB), terceiro colocado na eleição.

continua após a publicidade

Dobrandino é um dos deputados peemedebistas que sempre viu com bons olhos a aproximação entre o PMDB e o PSDB para a sucessão estadual do próximo ano. Publicamente, Dobrandino defende a pré-candidatura do vice-governador Orlando Pessuti ao governo, mas sempre se posicionou favorável à um acordo com os tucanos, preferindo essa composição a uma coligação com o PT.

A transferência de Samis pode ser vista como um sintoma de que o grupo político de Dobrandino decidiu não esperar pela aliança com os tucanos para a sucessão estadual, advogada por setores do PMDB.

continua após a publicidade

O ingresso do filho de Dobrandino no PSDB seria o caminho encontrado pelo grupo para manter Samis como principal figura de oposição ao atual prefeito, Paulo Mac Donald (PDT).

Dobrandino também teria avaliado que o futuro político do filho estaria mais garantido no PSDB, apostando numa provável candidatura do prefeito Beto Richa (PSDB) ao governo.

Para o presidente estadual do PMDB, deputado Waldyr Pugliesi, a mudança de partido de Sâmis não traz maiores prejuízos ao partido em Foz do Iguaçu. “Não é surpresa e também não dou grande importância a isso. Talvez, seja esta a contribuição que eles estejam dando para a construção da candidatura do Pessuti”, disse Pugliesi.

Ele lembrou que o partido, recentemente, decidiu que os deputados estaduais deveriam atuar de forma a fortalecer o nome de Pessuti como candidato ao governo do Estado em 2010.

O vice-presidente estadual do PMDB, deputado Luiz Claudio Romanelli, disse que ficou “estupefato” com a filiação de Samis da Silva ao PSDB. “Fui comunicado por eles durante a manhã e acho que foi uma situação local que levou a essa troca”, resumiu Romanelli.