O deputado federal Celso Russomanno, candidato do PP à Prefeitura e São Paulo, “levantou uma bandeira” de sua adversária Luiza Erundina, candidata do PSOL, ao defender que ela participe de debates na televisão na manhã desta quinta-feira, 11.

continua após a publicidade

“Acho injusto que ela fique fora dos debates. Ela foi prefeita e tem muito a contribuir. Levantei essa bandeira”, disse o candidato. Em uma conversa na Câmara no começo da semana, Russomanno prometeu a Erundina e Ivan Valente, candidato e vice na chapa do PSOL, que defenderia a proposta.

continua após a publicidade

Em entrevista nesta quarta-feira, 10, à Rádio Estadão, o atual prefeito de São Paulo e candidato à reeleição pelo PT, Fernando Haddad, disse que não se opõe a participações da candidata do PSOL.

continua após a publicidade

Entenda

Pela minirreforma eleitoral de 2015, só os candidatos de partidos que tenham mais de nove representantes na Câmara dos Deputados têm presença garantida nos debates na mídia. Hoje, o PSOL tem seis deputados federais.

participação dos outros candidatos é facultativa. No entanto, a Lei 13.165/15 permite a presença das candidaturas que não preencham esses requisitos, caso dois terços dos elegíveis concordem.

Em junho, a coordenação da campanha de Luiza Erundina encaminhou uma carta aos pré-candidatos e aos diretórios estaduais dos partidos solicitando sua participação nos debates eleitorais para o pleito deste ano. (Colaborou Thaís Barcellos)