A bancada ruralista da Câmara Federal, que reúne em torno de cem deputados, vai se reunir amanhã com todos os cinco candidatos à presidência da Casa para saber o grau de compromisso e afinidade de cada um com os projetos e propostas do grupo. Assim é que a bancada irá decidir quem vai levar seu voto na eleição que será realizada na próxima segunda-feira, dia 14, segundo informou o presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, o deputado federa paranaensel Dilceu Sperafico, do PP.
Segundo Sperafico, vai pesar na decisão da maioria dos deputados ruralistas a posição dos candidatos sobre propostas como a liberação do plantio dos produtos transgênicos, o Código Florestal e a lei que estabelece a faixa de fronteira. "O candidato que for contra as propostas da bancada, não terá apoio", disse Sperafico.
O candidato oficial do governo, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT), é visto com desconfiança pelos ruralistas. Mas a bancada ainda não fechou o voto contra ele, assinalou o deputado paranaense. "Não podemos antecipar vetos", justificou Sperafico, presidente estadual do PP do Paraná.
Um dos cinco candidatos à presidência da Câmara, deputado Severino Cavalcanti, é do PP. Mas o líder do PP na Câmara, deputado José Janene, confirmou ontem que não vota no correligionário. Janene disse que, na condição de líder de bancada de um partido aliado ao governo, não pode votar contra o candidato do PT. (EC)