Ruralistas confiam na manutenção do índice, diz Kátia

A presidente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-TO), afirmou esta tarde que os ruralistas estão tranquilos em relação à manutenção dos índices de produtividade como são hoje. “Estamos seguros de que o governo não deve mexer nos índices de produtividade”, afirmou.

Há dois meses, aproximadamente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou que os ministros do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e da Agricultura, Reinhold Stephanes, atualizassem o indicador utilizado para fins de reforma agrária.

A alteração, no entanto, encontra forte resistência dos ruralistas. O setor quer que o índice inclua também aspectos de mercado e de preço, além da equação do tamanho da propriedade dividido pela produção da área.

A alegação da presidente da CNA é a de que o setor nunca teve “práticas de desordem” e de “desobediência civil”, numa clara menção ao MST, um dos segmentos que mais pressionam o governo pela mudança do indicador. Ela comentou a importância do agronegócio para a economia brasileira, citando o número de empregos, o volume das exportações e a participação no Produto Interno Bruto (PIB).

“Não é possível viver o tempo todo neste limite de estresse. Imagine o que poderíamos fazer ainda mais pelo País se tivéssemos uma vida mais tranquila, se fôssemos reconhecidos”, criticou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna