O candidato a governador da coligação PPS/PV, deputado federal Rubens Bueno, defendeu uma nova relação entre o Estado e as prefeituras, orientada pela absoluta transparência nas contas e nos atos do governo estadual. A afirmação do candidato foi feita nesta segunda-feira à tarde em pronunciamento para prefeitos e vereadores no plenarinho da Assembléia Legislativa, em evento promovido pela Associação dos Municípios do Paraná.
Rubens disse que o relacionamento entre União, estados e municípios precisa se inserir no contexto de um novo pacto federativo que assegure a manutenção dos recursos oriundos da arrecadação nas próprias prefeituras. Na atual divisão do bolo arrecadado, 63% das verbas são embolsadas pela União e 27% pelos estados, cabendo o restante aos municípios.
“É uma repartição injusta, que favorece a ação dos deputados que vivem da intermediação de recursos. Ao invés de votar leis de interesse do País e do povo brasileiro e de fiscalizar o Executivo, esses parlamentares baseiam seu trabalho na intermediação das verbas, levando convênios de obras para as prefeituras. Essa não é a função do deputado”, afirmou Rubens Bueno. “Se não invertermos essa pirâmide, não vamos a lugar algum, vamos continuar fingindo que administramos”.