Rossoni diz que PSDB terá candidato próprio em Curitiba

O presidente estadual do PSDB, deputado Valdir Rossoni, disse ontem que o PSDB trabalhará para ter candidato próprio à prefeitura de Curitiba em 2012, mesmo com o atual prefeito da capital, Luciano Ducci (PSB), eleito como vice de Beto Richa (PSDB) em 2004 e 2008, já tendo anunciado que deverá disputar a reeleição.

Em entrevista à rádio Bandnews, Rossoni disse que uma eleição é independente da outra e que o PSDB sempre trabalha candidaturas próprias. As declarações foram confirmadas pelo deputado na sequência do dia, mesmo após a repercussão da entrevista.

“Todos os partidos sempre trabalham candidaturas próprias. É muito cedo para se falar em 2012, mas é lógico que o PSDB deverá apresentar um candidato. Se trabalharmos direito, poderemos eleger, novamente, o prefeito da capital”, disse o deputado.

Sobre a possibilidade de sua declaração frustrar as expectativas do PSB de Ducci, que, apesar de fazer parte da base de apoio do governo Lula e de a direção nacional do partido já ter declarado apoio ao PT nas eleições nacionais, manteve-se fiel e com apoio confirmado a Beto Richa para as eleições estaduais, Rossoni disse que 2012 será uma nova eleição.

“O PSB nos apoia este ano e, em troca, ganhou uma prefeitura de uma das maiores cidades do país. Mas 2012 é outra eleição”, comentou. “Nada impede que mais para frente o partido decida por apoiar o Ducci. Mas vamos estruturar uma candidatura própria”, disse.

O discurso de que cada eleição é uma história foi aplicado pelo PSDB para o pleito deste ano, quando o partido lançou a pré-candidatura de Beto Richa mesmo após Osmar Dias (PDT), o principal pré-candidato até então, ter apoiado a reeleição do tucano para a prefeitura da capital.

“A votação expressiva do Beto em 2008 fez com que a candidatura dele surgisse naturalmente. As candidaturas para 2012 também vão surgir naturalmente. Ninguém é candidato de si próprio, tem que se viabilizar. E vamos tentar viabilizar um candidato do PSDB, para que os partidos aliados venham a apoiá-lo”, disse.

A promessa de uma candidatura a prefeito da capital pode ser uma forma de compensar tucanos descontentes com as recentes alianças firmadas pelo PSDB, como o deputado federal Gustavo Fruet, desde já um dos nomes de destaques do partido para eventual sucessão municipal.

O presidente estadual do PSB, Severino Araújo, reagiu com naturalidade às declarações de Rossoni. “É normal e eu não posso questionar as pretensões de um outro partido. Nosso apoio ao PSDB nas eleições deste ano não tem nenhuma condição a respeito de 2012”, disse.

“É muito prematuro falar sobre 2012 agora, no momento oportuno, conversaremos com o PSDB, pois tendo o prefeito de Curitiba, é lógico que disputaremos a reeleição”, frisou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna