O presidente da Assembleia Legislativa (AL) do Paraná e vice-presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, se posicionou nesta manhã (16), durante o lançamento do Programa Paraná Seguro, no Canal da Música, em Curitiba, favorável à saída de João Cláudio Derosso do partido, após a enxurrada de denúncias divulgadas nas últimas semanas. Em entrevista à rádio CBN, Rossoni destacou que “o PSDB não pode ser comprometido”.
“Eu represento o PSDB na Assembleia e lá estamos tentando moralizar o uso do dinheiro público. O partido não pode ser igualado com essas denúncias que vêm da Câmara. Por isso defendo que Derosso se afaste do PSDB imediatamente”, completou.
“O Derosso deve se afastar do cargo e, caso não fiquem comprovadas as irregularidades, ele retorna ao seu posto. Se ele comprovar sua inocência, volta”, afirmou. Sobre o posicionamento do governador Beto Richa e presidente do partido no Estado, o presidente da AL fez questão de dizer que esta é a opinião dele. “É o meu posicionamento. O governador não se manifestou sobre o caso”, finalizou.
Questionado sobre o assunto, o governador Beto Richa, que preside o PSDB no Estado, evitou se posicionar sobre um possível afastamento de Derosso do partido e defendeu que as denúncias contra o presidente da Câmara sejam investigadas.
“Eu sempre defendi que qualquer denúncia consistente, qualquer indício [de irregularidade] seja apurado, é o que a sociedade espera e é o que está acontecendo. Eu não quero fazer aqui nenhum pré-julgamento nem condenar antecipadamente ninguém. Quero que ocorra a investigação e se houver algum tipo de ilícito que seja punido com todo o rigor da lei”, disse o governador.
Manifestação
Essa é a primeira manifestação pública de membros da alta cúpula tucana depois que as denúncias contra o presidente da Câmara vieram à tona. Desde então, os tucanos haviam adotado o mesmo discurso, o de aguardar a conclusão das investigações do Ministério Público Estadual (MP) e do Tribunal de Contas do Estado (TC) para depois se manifestar. MP e TC fazem investigações paralelas do caso.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de Derosso, mas foi informada de que por enquanto o presidente da Câmara não vai se pronunciar sobre as declarações feitas por Valdir Rossoni nesta manhã.
Leia mais
Declaração de Rossoni pega mal na bancada municipal tucana
Deputados tucanos defendem que partido decida sobre saída de Derosso
A briga na Câmara de Curitiba agora é pelas vagas na CPI do Derosso
Derosso tem que revelar os contratos de publicidade, diz a Justiça