Terminou na segunda-feira (1º) o prazo de inscrição para os interessados em disputar uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Paraná (TC).
Ao todo, 44 candidatos se inscreveram. Entre técnicos e advogados há dois deputados estaduais, os favoritos a ocupar o cargo. O próprio líder do governo Beto Richa na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), garantiu que o escolhido será o deputado Fabio Camargo (PTB) ou Plauto Miró (DEM).
Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado são responsáveis por aprovar as contas do Governo do Estado e de todos os municípios do Paraná. Ou seja, se um político for eleito, ele vai dizer se os gastos de seus amigos que estão no poder são válidos ou não.
Para o presidente da Alep, deputado Valdir Rossoni (PSDB), eleger um colega para fiscalizar os demais colegas é algo absolutamente natural. “O corporativismo existe em todas as classes e não é diferente na classe política. Se nós formos ver por esse lado, cada categoria defende o seu”, explicou Rossoni.
Nos próximos dias, uma comissão vai selecionar os candidatos que estão aptos a concorrer ao cargo e os escolhidos serão sabatinados. Todos as sessões serão abertas ao público, mas o voto que decidirá o eleito é secreto.