Rosenmann protesta contra a MP 354

Foto: Ciciro Back

Max Rosenmann: crédito para expulsar brasileiros.

Brasília – O deputado federal Max Rosenmann (PMDB-PR) protestou ontem no plenário da Câmara Federal contra a aprovação da Medida Provisória número 354, de 22 de janeiro de 2007, que abre crédito extraordinário de R$ 20 milhões para o Ministério das Relações Exteriores, com a justificativa de supostamente viabilizar medidas de fortalecimento da cooperação bilateral entre o Brasil e a Bolívia na área de desenvolvimento agrário.

As conseqüências serão alarmantes, diz o deputado, pois na prática, graças a essa MP, a reforma agrária boliviana expulsará, com dinheiro do Brasil, cerca de cinco mil famílias de agricultores brasileiros que residem em cinqüenta quilômetros da faixa de fronteira com a Bolívia. A MP foi aprovada com cerca de 300 votos favoráveis e 145 contrários.

Para Max, que votou contra a medida, trata-se de uma iniciativa absurda, principalmente quando se considera o comportamento recente do governo boliviano, presidido por Evo Morales, que chegou a recorrer a ameaças contra o Brasil para obter aumento no preço do gás fornecido aos brasileiros. ?Não pode haver cooperação bilateral quando um dos países, no caso a Bolívia, toma atitudes unilaterais, utiliza de ameaças e chantagens, manda o Exército invadir instalações da Petrobras, quebra contratos e expulsa empresas brasileiras como a EBX?, criticou o deputado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo