Três pessoas já foram presas em Rondônia por boca de urna e outros três veículos com propaganda de candidatos em locais próximos às zonas eleitorais também foram apreendidos. As prisões ocorreram em Porto Velho e os detidos já foram liberados após assinarem um termo circunstanciado.

continua após a publicidade

Um presidente de seção eleitoral foi preso por comparecer ao trabalho embriagado. Em Alto Paraíso, no interior do Estado, uma pessoa foi presa por transporte irregular de eleitores.

A votação em Rondônia transcorre dentro da normalidade. Um total de 15 urnas apresentou defeito e foram substituídas.

O atual governador, candidato à reeleição João Cahulla (PPS), deveria votar durante a manhã na escola Cândido Portinari em Rolim de Moura, mas o voo que o levava da capital atrasou. Já o candidato Confúcio Moura (PMDB) votou logo cedo nas Faculdades Integradas em Ariquemes e deverá aguardar a apuração na cidade.

continua após a publicidade

Os eleitores que decidiram votar pela manhã neste domingo encontraram seções praticamente vazias em Palmas. Na capital, são 78 locais onde devem comparecer 140.425 eleitores. No primeiro turno, a entrada de 456 seções ficou coberta de panfletos e santinhos de candidatos. Desta vez, a situação foi totalmente diferente. Sem movimentação de cabos eleitorais, na maior parte dos locais, não houve incidentes de boca de urna.

O governador eleito do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB), 82 anos, votou ao meio-dia, na Escola Estadual Frederico Pedreira, no centro da capital. Gripado, o governador só saiu de casa para votar, já que segue em repouso por orientação médica. Campos apoia o presidenciável José Serra (PSDB) e disse esperar por “uma virada”. Questionado sobre como será o relacionamento do governo estadual com o federal, caso a eleição da petista Dilma Rousseff se confirme, o governador eleito disse esperar não ter dificuldade em se relacionar institucionalmente. “Nós esperamos uma isenção para correspondermos aos anseios de toda população.”

continua após a publicidade

Siqueira Campos acompanhará a apuração dos votos da casa dele, em Palmas. Já o governador do Tocantins, Carlos Gaguim (PMDB), seguiu no início da tarde para Brasília.