A eliminação da Seleção Brasileira de Futebol na Copa América diante do Paraguai motivou muitos comentários de senadores na internet. Após empate no tempo normal e na prorrogação, o Brasil foi eliminado na disputa de pênaltis, na qual os jogadores brasileiros erraram todas as cobranças. Além de criticar o desempenho dos atletas durante a partida, os parlamentares aproveitaram para comentar outras questões relativas aos dois países.
O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), por exemplo, comparou os índices de alfabetização de ambos.
“Empatamos no futebol, antes dos pênaltis, mas na alfabetização perdemos para o Paraguai: 94,5 x 90% (Unesco)” – disse o parlamentar pelo Twitter. “Fala sério: você sente mais vergonha pelos pênaltis perdidos, ou por perdemos para o Paraguai na alfabetização?” – acrescentou.
Veja abaixo algumas das palavras dos senadores sobre a eliminação do Brasil:
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF): “Que vergonha. Perder 4 pênaltis. 3 pra fora. É demais!”
Paulo Bauer (PSDB-SC): “Depois dos 200 milhões de dólares por ano via Itaipu que o Lula deu (com o aval da Dilma) ao Paraguai (sem meu voto no Senado) eles nos desclassificaram”.
Roberto Requião (PMDB-PR): “Como um país com tantas carências aposta bilhões de recursos na copa e perde pênaltis para o Paraguai? Indigência mental?”
Delcídio Amaral (PT-MS): “Os ‘desmotivados’ paraguaios venceram. Os jogadores brasileiros demonstraram perfeita sintonia. Erraram os 4 pênaltis!”
Alvaro Dias (PSDB-PR): “De quem é o pé frio brasileiro? Perdemos tudo nos últimos dias. Vôlei masculino, futebol feminino e futebol masculino.”
Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB): “Lamentei também neste domingo a eliminação do Brasil da Copa América. Entendo que o Brasil não é mais o melhor do mundo, como a mídia sugere.”
Paulo Davim (PV-RN): “Ridículo! Que danado é isso gente? Nunca vi isso na minha vida!”