O advogado Antonio Augusto Figueiredo Basto deve ingressar no início da próxima semana com ação em nome do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), contra o deputado Fábio Camargo (PTB) por conta das declarações que o deputado deu na TV Educativa, acusando o prefeito de caixa 2 e compra de apoio, envolvendo-o no escândalo dos vídeos divulgados com ex-candidatos a vereador do PRTB recebendo dinheiro após desistirem da candidatura para apoiar a reeleição do prefeito.
“Estamos transcrevendo toda a gravação da TV Educativa para levantar as provas e depois decidirmos se vamos entrar com uma queixa-crime ou com uma interpelação judicial contra o deputado. Ele exagerou, agrediu a honra e o decoro do prefeito e de outros funcionários da prefeitura. As declarações configuram difamação, calúnia e injúria”, declarou.
O advogado disse que o esforço inicial é para processar Camargo pelas declarações, mas não descartou uma ação contra a TV Educativa. “Eventualmente, poderemos ingressar com alguma medida contra a TV, com base naquela decisão da Justiça Federal de que a emissora não pode ser usada para ataques a adversários do governador”, explicou. Basto acredita que até terça-feira terá condições de protocolar a ação.
Em nota, o deputado Fábio Camargo afirmou que o prefeito Beto Richa deveria se preocupar em defender-se das acusações de crime eleitoral ao invés de “tentar desviar as atenções da população tentando atacá-lo na Justiça”, alegando calúnia e difamação. “Tudo o que eu falei na TV Educativa é verdade e tenho como comprovar”, diz a nota.
Na nota, o parlamentar ainda diz que ficará feliz se for chamado pela Justiça, “pois poderá reafirmar todas as denúncias feitas, apresentar as provas e ainda contar em detalhes todas as conversas que teve com o irmão de Beto Richa, Pepe Richa, antes da eleição do ano passado”.
Fabio Camargo ainda se diz surpreso com a atitude do prefeito Richa em sair de viagem à Europa para descansar, no meio das investigações e repercussões sobre o caso dos dissidentes do PRTB.
“Ao invés de viajar de férias para o exterior, ele deveria estar preocupado em cumprir as promessas de campanha, como a abertura de novas creches, o término da Linha Verde, e novo aterro sanitário e a tão aguardada licitação do transporte público, por exemplo”, disse.
Beto Richa viaja nesta segunda-feira à Europa, acompanhado da primeira-dama Fernanda Richa e dos filhos. O prefeito deverá ficar cerca de 10 dias no velho continente e não tem nenhum compromisso oficial. A assessoria da prefeitura informou que a viagem é particular e com o objetivo de descansar.
As denúncias de caixa 2 e compra de apoio nas eleições do ano passado estão sendo investigadas pelo Ministério Público Eleitoral, para quem Beto Richa já apresentou toda a documentação de sua prestação de contas e provas produzidas por sua equipe.
As denúncias também geraram um pedido de cassação do prefeito, protocolado pelos partidos de oposição na 1.ª Zona Eleitoral de Curitiba, mas a defesa de Beto ainda não foi notificada para pode ter acesso ao teor da ação.