Richa pede ampliação do Aeroporto Internacional

O prefeito Beto Richa está empenhado em convencer a Empresa de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) da necessidade de construção da terceira pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Richa vem mantendo contatos com o presidente da Infraero, Carlos Wilson, em Brasília, para falar sobre o projeto. A execução da obra é uma reivindicação principalmente do setor de transportes.

"A nova pista é estratégica para a melhoria da infra-estrutura de Curitiba e de todo o Paraná. Sua construção é vital para o desenvolvimento da economia de nossa cidade e também do Estado", diz Beto Richa. Com a implantação da nova pista, os vôos cargueiros que chegam ou saem do Afonso Pena poderão ser realizados de maneira direta, sem a necessidade de passar pelo estado de São Paulo para entrar ou sair do país. Hoje, com a limitação de extensão da pista existente, os aviões que chegam ou saem do Afonso Pena não podem operar com carga completa e tanque cheio de combustível.

Projeto parado

A construção da terceira pista do Afonso Pena faz parte de um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Infraero, em 1996. Até hoje, o projeto não foi executado, deixando para trás anos de trabalho e a frustração de muitas pessoas que reivindicam a obra.

Com a posse do prefeito Beto Richa, o assunto voltou à pauta e uma nova comissão foi formada para tentar viabilizar o projeto. O grupo é formado pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba, Juraci Barbosa Sobrinho; o empresário Valmor Weiss, que coordenou o trabalho de modernização do aeroporto e representantes da Associação Comercial do Paraná (ACP) e da Federação do Comércio (Fecomércio).

A obra também foi tema de uma reunião realizada na tarde de sexta-feira com o prefeito Beto Richa e o presidente da ACP, Cláudio Slaviero.

"Vamos trabalhar para viabilizar a execução da nova pista porque acreditamos que ela irá dinamizar ainda mais os negócios de Curitiba e de todos os municípios vizinhos. Todas as instituições envolvidas nessa ação sabem da importância de um sistema logístico eficaz", diz Juraci Barbosa. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo