A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO, da Câmara dos Deputados) aprovou um requerimento de audiência pública com nove convidados, entre eles, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso; a ministra do Planejamento Miriam Belchior e o diretor-geral do Departamento de Polícia Federal (DFP), Leandro Daiello Coimbra.
A reunião, pedida pelo deputado federal Fernando Francischini (PSDB-PR), vai discutir a criação de indenização de fronteira para servidores da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) lotados em regiões de difícil provimento, as chamadas fronteiras secas do Brasil.
Em sua justificativa, o parlamentar disse que o escasso suporte que a PF e a PRF têm nas fronteiras facilita a ação de contrabandistas e traficantes de armas e drogas. “É preciso melhorar as condições de trabalho dos policiais nessas regiões, e é necessária a criação de uma indenização de fronteira para os policiais lotados em tais localidades”, defendeu Francischini.
Assim como acontece nas Forças Armadas, a medida deve servir como incentivo, melhorando o efetivo das delegacias e postos policiais na fronteira seca do país.