O resgate de uma capivara nos arredores do Senado animou a manhã esvaziada do plenário. O animal tomava banho no espelho d’água localizado na entrada do prédio com vista para o Palácio do Planalto quando os primeiros funcionários da segurança começaram a chegar ao trabalho, por volta das 6 horas. O resgate foi visto por um grupo de servidores e curiosos que gritavam “Olé” a cada tentativa frustrada dos dois agentes da Polícia Militar Florestal de capturá-la. O animal foi levado para o zoológico da cidade para exames antes de ser novamente solto às margens do Lago Paranoá.
Quando os primeiros senadores chegaram à Casa, a capivara ainda estava na água. O senador Mão Santa (PSC-PI) ironizou a situação e disse que seria preciso chamar a ex-ministra do Meio Ambiente e senadora Marina Silva (PV-AC) para resolver o problema. “Isso é assunto para a Marina Silva. Ela é que é a ambientalista aqui.”
Cristovam Buarque (PDT-DF) levantou duas teorias sobre a presença do animal no espelho d’água: “É a crise ambiental se manifestando no Congresso para despertar os senadores. Os animais estão se desorientando no mundo inteiro e o cerrado não é exceção. Ou então ela veio atrás de algum parente”, disse.