O governador Roberto Requião conheceu ontem o porto público de Marin e participou da abertura da “World Fishing Exhibition”, a maior feira mundial de pesca, em Vigo, na Espanha. O governador destacou a dinâmica do porto de Marin e das suas unidades processadoras de pescado e de reparos de navios. “Vamos tentar implantar esse bom exemplo no Paraná”, afirmou.

Acompanhado de Cássio Cunha Lima, governador da Paraíba, Requião visitou o porto de Marin e foi guiado pela presidente da autoridade portuária da cidade, Maria Ramallo, e pelo diretor de operações, Miguel Anjo Navarro. O porto de Marin, assim como os demais portos espanhóis, é público.

Além de discutir a possibilidade de acordos operacionais e transferência de tecnologia a ser utilizada em Paranaguá, o governador conheceu a unidade de reparos de navios, que funciona dentro do próprio porto e que emprega uma grande quantidade de mão-de-obra. “Para Paranaguá, significaria uma nova atividade de geração de emprego e renda”, disse Requião.

As unidades processadoras de pescado, dentro do porto, que processam o peixe pescado na região e já preparam o produto para exportação, também chamaram a atenção do governador. “Essa seria outra opção de emprego e renda. O porto de Marin é um bom exemplo a ser seguido pelos portos paranaenses porque, apesar de gigantesco, é dinâmico, moderno e avançado”, classificou o governador.

Depois da visita ao porto, Requião participou da abertura da “World Fishing Exhibition”, a maior feira mundial de pesca, em Vigo.

Participam da abertura oficial da feira representantes de mais de 60 países e cerca de 800 expositores de 162 países. À tarde, Requião fez uma longa visita a feira para conhecer o cultivo de mariscos e ostras, além de discutir a possibilidade de equipar o Paraná e incentivar a maricultura no Estado.

continua após a publicidade

continua após a publicidade