Eleições 2014

Requião será o candidato do PMDB ao governo do Paraná

O senador Roberto Requião será o candidato do PMDB ao governo do Paraná. A decisão foi tomada durante a convenção do partido que ocorreu nesta sexta-feira (20), em Curitiba.

A ala do PMDB que defendia a candidatura própria venceu a disputa obtendo 319 votos dos delegados do partido contra 250 que pretendiam uma coligação com o PSDB.

A convenção começou às 8h30 no Clube Urca e a votação terminou aproximadamente às 12h30. Agora, segundo o presidente estadual do PMDB, deputado Osmar Serraglio, que defendia a coligação com o PSDB, o partido definirá quem será o candidato a vice-governador e senador.

Pela manhã, um caminhão de som trazido por apoiadores do senador provocou desentendimento entre partidários das duas alas do partido e seguranças contratados pelo diretório impediram a entrada de simpatizantes de Requião no local de votação.

Em discurso para os delegados, Requião disse que a tentativa de coligação com o PSDB seria malsucedida. Na sequência, o ex-vice-governador Orlando Pessuti, defensor da coligação com o PSDB, afirmou que defendia o fortalecimento do partido e citou nomes de ex-peemedebistas, como o prefeito Gustavo Fruet que, segundo ele, tiveram suas candidaturas vetadas por Requião dentro do PMDB.

Marcelo Nascimento, advogado do diretório nacional do PMDB e Mauro Mariani, deputado federal catarinense, estiveram na convenção na condição de observadores.

PSDB estuda possibilidades

A vitória da candidatura própria do PMDB obriga o PSDB mudar os planos, já que o partido contava com o apoio dos peemedebistas para a reeleição do governador Beto Richa.

Segundo o deputado Valdir Rossoni, presidente estadual do PSDB, o partido discutirá as possibilidades durante sua convenção, marcada para o dia 29 de junho, em Curitiba. “Nós estávamos aguardando a decisão do PMDB e contávamos com a coligação, mas como isso não ocorreu, na convenção decidiremos o que fazer”.

Entre as possibilidades de candidato a vice-governador na chapa de Beto Richa estão os deputados federais Ratinho Jr. (PSC), Eduardo Sciarra (PSD), além do próprio vice-governador Flávio Arns.