O senador Roberto Requião também vai
participar do jantar com Lula em Curitiba.

O candidato do PMDB ao governo do Paraná, senador Roberto Requião, fará sua primeira aparição pública nesta campanha eleitoral ao lado do candidato do PT à Presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva na terça-feira (dia 13), em Curitiba.

Requião irá receber Lula na sede do PMDB. Embora tenha declarado que o partido está aberto a todos os candidatos à sucessão presidencial, Requião também vai participar de um jantar com Lula na terça, num restaurante de Santa Felicidade, que deverá reunir peemedebistas e petistas locais. Há três dias, foi inaugurado o Comitê Suprapartidário Lula-Requião. A assessoria do senador e candidato ao governo nega que ele esteja se preparando para assumir seu apoio a Lula. A assessoria do peemedebista prefere definir o encontro com o petista como uma “expressão de simpatia”.

O restante da agenda do candidato do PT no Paraná -ele vai ficar dois dias no Estado – será cumprido junto com o candidato do partido ao governo estadual, deputado federal Padre Roque. Para não atrapalhar o apoio do PMDB do Paraná a Lula, o grupo ligado ao Padre está engolindo em seco o palanque duplo do líder petista no Paraná. “Se o Requião for apoiar o Lula de forma coerente e definitiva, não seremos nós que iremos atrapalhar. Estamos conscientes que o Lula poderá ter dois palanques no Estado”, avaliou Padre Roque.

Para o candidato petista ao governo, o objetivo nacional está acima do estadual. “Achamos mais importante eleger o Lula que o Padre Roque; o Lula que o Tarso Genro (candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul); o Lula que o José Genoíno (candidato do PT ao governo de São Paulo)”, afirmou o deputado, acrescentando que o projeto Lula-Presidente ultrapassa as questões regionais.

Padre Roque admite, entretanto, que pode ter prejuízos em dividir o vínculo com Lula com um adversário na disputa pelo governo. “É claro que a gente sente um pouco de ciúmes, mas não sou mais um menino, cresci um pouco e temos um objetivo nacional”, afirmou o candidato petista, que aparece nas pesquisas empatado em terceiro lugar com o tucano Beto Richa com 5% na mais recente pesquisa eleitoral, feita pelo Ibope, divulgada na semana passada.

Agenda

Lula começa seu roteiro no Paraná por Umuarama, no Noroeste do Estado. O candidato e Padre Roque participam de debate e almoçam com empresários, lideranças religiosas, estudantes e militantes de 21 cidades da região, no Centro de Eventos da Unipar (Universidade Paranaense). Os dois chegam a Curitiba no meio da tarde de terça e fazem uma caminhada da Praça Santos Andrade, em frente ao prédio central da UFPR (Universidade Federal do Paraná), até a Boca Maldita pelo calçadão da Rua XV de Novembro. O último compromisso do dia será o jantar no restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, com a presença do senador Roberto Requião.

No dia seguinte, Lula e Roque embarcam para Foz do Iguaçu, onde se reúnem com representantes dos empresários, comunidade árabe e petistas no Hotel Internacional. À tarde, os candidatos petistas à Presidência da República e ao Palácio Iguaçu seguem para Londrina, onde visitam um núcleo de convivência que atende crianças de rua, mantido pela prefeitura da cidade, administrada pelo PT. No local, reúnem-se com representantes de conselhos tutelares, da criança e do adolescente, e de entidades sociais. Roque e Lula também visitam a sede da Prefeitura de Londrina, onde serão recebidos pelo prefeito Nedson Michelleti. No final da tarde, os dois fazem uma caminhada pelo calçadão do centro de Londrina e participam da inauguração de um comitê Lula/Roque.

continua após a publicidade

continua após a publicidade