O governador eleito do Paraná, Roberto Requião, viajou ontem para Brasília, onde participou da sessão deliberativa do Senado Federal. Requião ficará em Brasília no exercício de seu mandato nos próximos dias, uma vez que durante o período de campanha o Senado não realizou sessões deliberativas, de presença obrigatória para todos os senadores.
Ele reassumiu também suas funções de presidente da Comissão Parlamentar do Mercosul que programou para o início do próximo mês dois encontros. Dia 6 em Bogotá, na Colômbia no encontro dos países do Bloco Andino e que terá a presença do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. Nos dias 13 e 14, o governador eleito, juntamente com o futuro presidente do Brasil, participa em Buenos Aires da reunião do Mercosul.
Para o peemedebista, a união dos países latino-americanos ganha força com a eleição de Lula para presidente, pois o Brasil tem um papel de liderança entre esses países. Para Requião, o momento é propício para o fortalecimento do Mercosul e sua interação com os países do Pacto Andino, já que os interesses são comuns, devido a sua realidade econômica e sua identidade cultural.