Requião passa de denunciante a denunciado

No balanço que a oposição faz da sua atuação em 2007, divulgado ontem, o deputado Valdir Rossoni (PSDB) disse que o bloco que lidera na Assembléia Legislativa ditou o tom da política estadual. O líder da oposição avaliou que a sucessão de denúncias feitas contra a administração estadual levou os governistas para a defensiva, no primeiro ano do terceiro mandato do governador Roberto Requião (PMDB).

Ao contrário do mandato anterior, o governador passou de denunciante a denunciado, avaliam os oposicionistas. Embora numericamente inferior à bancada governista, os deputados de oposição chegaram à conclusão que conseguiram encurralar o governo em vários momentos. ?A oposição impôs derrotas importantes ao governo. Foi o caso da derrubada do tarifaço, uma manobra do governo Requião para compensar os rombos financeiros causados pelos desmandos na área econômica, com a imposição de um aumento da alíquota do IPVA e do Imposto da Herança, além de um aumento-monstro de 230% nas taxas de serviços do Detran?, declarou o líder da oposição.

Em algumas situações, a bancada de oposição usou a Justiça para dar visibilidade a vários de seus questionamentos. Entre muitas ações judiciais, algumas foram bem-sucedidas, como as que determinaram a suspensão da veiculação de propagandas com críticas a meios de comunicação e aos adversários políticos do governador na TV Educativa.

Outra decisão comemorada pela oposição foi a interdição de conteúdo político num site público da assessoria especial do governo para Assuntos de Curitiba. No início da semana, a oposição contabilizou mais um ponto na sua queda-de-braço com o governo, ao obter uma liminar a uma ação pedindo a suspensão das negociações para a compra pela Copel dos 30% de ações que a empresa francesa Sanedo detém na Sanepar.

Para o deputado Plauto Miró (DEM), a oposição também soube ser propositiva. ?O dever democrático de cobrar o poder executivo nas suas promessas de campanha eleitoral. O poder democrático de fiscalizar com veemência, questionando todas as ilegalidades que possam acontecer no governo?, disse o deputado.

Resultado foi bom para o povo, diz Romanelli

?Foram algumas vitórias de Pirro da oposição?, reagiu o líder do governo na Assembléia Legislativa, Luiz Claudio Romanelli (PMDB) sobre o balanço das atividades feito pelo líder da oposição, deputado Valdir Rossoni (PSDB). O deputado peemedebista admitiu que a disputa política foi mais acentuada que em outros anos, mas acha que as ações da oposição foram guiadas pelas bandeiras históricas do governo. ?O embate político na Assembléia Legislativa em 2007 foi árduo e muito disputado, porém, o resultado foi altamente positivo ao povo do Paraná e a condução do processo político no Estado se pautou por bandeiras históricas do governador Roberto Requião?, analisou o líder do governo.

Romanelli disse que o governo conseguiu provar o acerto de algumas das suas posições, como a defesa da redução do pedágio e da suspensão da multa da Secretaria de Tesouro Nacional pela dívida com os títulos podres comprados pelo extinto Banestado, o acerto das posições do governo. ?Tão correto que o povo do Paraná o elegeu para um terceiro mandato. Houve na verdade uma tentativa reiterada de se criar factóides e estender um terceiro turno?, afirmou o líder do governo.

Romanelli disse que os resultados obtidos pelas políticas de governo desnudam os argumentos da oposição. ?Mas o que vale e que tem que se destacar são os mais de 500 mil empregos gerados com carteira assinada em cinco anos, contra os 37 mil dos oito anos que o Estado foi comandado por quem está hoje na oposição?, disse Romanelli.

O deputado citou que em 2007, o Paraná cresceu a taxas de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) – o País cresceu na média de 5% no ano – e consolidou políticas sociais aliadas ao desenvolvimento econômico exemplificado no salário mínimo de R$ 475,00 – o maior do Brasil. ?A Assembléia participou deste processo todo, discutindo, aprovando matérias do governo Requião, entre eles, o reajuste de 8,5% do salário mínimo regional?.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo