Requião nomeia o irmão como secretário

Com data de 2 de setembro, o governador Roberto Requião (PMDB) e o secretário da Casa Civil, Rafael Iatauro, assinaram o decreto 3348, nomeando Eduardo Requião como secretário Estadual de Transportes.

O inciso I do decreto informa que Eduardo foi exonerado da superintendência da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), mas o inciso II estabelece que ele vai responder pelo cargo sem ser remunerado “até ulterior deliberação”.

A súmula do decreto foi divulgada ontem no site da Casa Civil, junto com a exoneração de Rogério Tizzot da Secretaria dos Transportes e sua nomeação como secretário especial para Assuntos Rodoviários.

A informação extra-oficial é que um novo superintendente da Appa deve ser nomeado nos próximos dias, embora vá ficar diretamente vinculado a Eduardo, já que o órgão está sob a jurisdição da Secretaria de Transportes.

O decreto anterior, que designava Eduardo como secretário especial de Assuntos Portuários não entrou na lista da Casa Civil. Embora tivesse sido anunciada, a nomeação não foi formalizada.

O jogo de xadrez no tabuleiro de cargos do governo começou a partir da aprovação da Súmula Vinculante 13, do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 20 de agosto, que proibiu a prática de nepotismo em todos os poderes, nas esferas nacional, estadual e municipal.

A súmula, pelo entendimento dos juristas, somente admite a nomeação de parentes das autoridades para cargos de ministro e secretários estaduais e municipais.

Inicialmente, o governo do Estado nomeou Eduardo secretário especial para escapar à Súmula. Mas foi alertado que a função de secretário especial não estava a salvo da regra do STF.

Demissões

No site da Casa Civil, também foi publicado o decreto de exoneração de Paikan Salomon de Mello e Silva. O sobrinho do governador saiu do cargo de assessor da Rádio e Televisão Educativa.

No início da semana, outro sobrinho do governador, João Arruda, deixou a diretoria de Relações Comunitárias da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

Também foi publicada a súmula do decreto de exoneração da esposa do vice-governador Orlando Pessuti, Regina Pessuti. Na função de assessor especial da vice-governadoria ocupada por Regina foi nomeado José Correia.

Na página da Casa Civil consta ainda a súmula do decreto 3302, de 20 de agosto, nomeando a diretora do Museu Oscar Niemeyer, Maristela Requião, no cargo de secretária especial. O decreto confirma que Maristela continuará respondendo pela coordenação do Museu.

Como o museu é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), setores do governo entendem que não haveria necessidade de mudança de cargo no caso de Maristela.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna