Requião declara apoio à aliança com o PT

O governador Roberto Requião (PMDB) rompeu o silêncio ontem e se posicionou favoravelmente à aliança entre o PT e o seu partido em Curitiba, contra o grupo que prega a candidatura própria do PMDB.

Em entrevista após a reunião semanal do secretariado, Requião declarou que o PT e o PMDB serão derrotados no primeiro turno se disputarem a eleição com candidatos próprios: “Se o PT e o PMDB lançarem cada um o seu candidato, nenhum desses partidos vai para o segundo turno”, avaliou o governador, a sete dias da convenção municipal que vai decidir sobre aliança ou candidatura própria em Curitiba. A convenção está marcada para a próxima terça-feira, dia 15, na sede do diretório estadual do partido.

Requião previu que se o PT e o PMDB lançarem candidatos próprios haverá uma polarização da disputa entre o candidato apoiado pelo atual prefeito Cassio Taniguchi e uma terceira alternativa que se consolidaria durante a campanha eleitoral. “Deve haver uma polarização entre o candidato do município e uma terceira candidatura que se viabilizará no processo.”

Para Requião, o rompimento da base de apoio que o elegeu ao Palácio Iguaçu traz o risco de o grupo não chegar ao segundo turno. O governador considera “uma bobagem monumental” o lançamento de candidatos por cada um dos partidos. A conseqüência principal, apontou, seria a vitória da situação: “É entregar a Prefeitura justamente para o grupo que a dilapidou, é responsável pelo caixa 2 e por tantos outros escândalos que Curitiba, o Paraná e o Brasil conhecem”.

Manifesto

O deputado federal Gustavo Fruet vai entregar hoje a Requião o manifesto pela candidatura própria do PMDB em Curitiba, com mais de 3 mil assinaturas. Ontem, Fruet reafirmou que disputará a convenção municipal do partido e classificou equivocada a estratégia de firmar uma aliança entre PT e PMDB no primeiro turno. “É um equívoco imaginar que a candidatura única será vitoriosa. Caso seja aprovada, ela será derrotada e permitirá a reaglutinação do grupo que ocupa a prefeitura atualmente”, disse Fruet.

O deputado lembrou que o manifesto pela candidatura própria tem as assinaturas de todos os vereadores do PMDB em Curitiba, da Juventude do partido, de deputados estaduais e federais, lideranças partidárias da capital, diretórios de toda a Região Metropolitana de Curitiba e da direção nacional do partido. “O documento afirma a necessidade de o PMDB construir um projeto para Curitiba, independentemente de qualquer projeto pessoal”, disse.

Adur divulga selecionados

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, divulga hoje, nos municípios de Ponta Grossa e Irati, as experiências pré-selecionadas pelas associações municipais regionais do Centro-Sul e Campos Gerais que irão concorrer ao prêmio Homero Oguido.

Na Prefeitura de Ponta Grossa, acontece a divulgação da Associação dos Municípios dos Campos Gerais. Sete municípios inscreveram 13 experiências e três serão pré-selecionadas. Já na sede da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná, em Irati, às 15 horas, serão divulgadas duas experiências pré-selecionadas de 7 municípios.

Segundo Adur, a divulgação das experiências, em parceria com o Sebrae e com a Associação dos Municípios Paranaenses (AMP), tem mostrado o quanto é criativo o administrador público paranaense.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo