O governador Roberto Requião (PMDB) reuniu-se ontem, 17, em Ponta Grossa, com o prefeito da cidade, Pedro Wosgrau (PSDB), que está tentando a reeleição para o cargo.
A assessoria de Wosgrau confirmou o encontro, mas não forneceu detalhes da conversa. De acordo com o que apurou O Estado, o governador gravou um depoimento de apoio ao prefeito, que disputa o segundo turno com o candidato do PPS, o radialista Sandro Alex, irmão do deputado estadual Marcelo Rangel.
Apesar de Wosgrau ser do PSDB, Requião está retribuindo o apoio que recebeu na campanha de 2006, quando foi reeleito para o governo do Estado. EM 2006, o PSDB do Paraná se dividiu e uma ala, a maioria ligada ao ex-presidente do partido, o atual conselheiro do Tribunal de Contas Hermas Brandão, aderiu à candidatura de Requião.
Brandão havia sido indicado candidato a vice-governador na chapa de Requião, mas a direção nacional tucana anulou a convenção do partido que decidiu pela aliança com o PMDB.
Setores do PSDB estão acompanhando ao longe a condução que Wosgrau dará à participação do governador na campanha. Alguns tucanos são contra a divulgação do apoio e defendem a realização de pesquisas para verificar se não haveria prejuízo ao partido usar um cabo eleitoral a quem o comando estadual faz oposição sistemática.
A disputa em Ponta Grossa está muito acirrada, segundo a primeira pesquisa Ibope/RPC divulgada ontem. Sandro Alex (PPS) e Pedro Wosgrau (PSDB) estão tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
O candidato Sandro Alex está com 47% das intenções de voto, enquanto seu concorrente Pedro Wosgrau aparece com 41 %. Votos brancos e nulos somaram 3% e 9% não souberam dizer em quem votar ou não responderam a pesquisa.
Se levar em conta apenas os votos válidos, da forma que o Tribunal Regional Eleitoral utiliza para declarar o vencedor, a distância entre ambos se aproxima do limite do empate técnico considerando a margem de erro: Sandro Alex 54% dos votos contra 46% de Wosgrau. A pesquisa foi realizada entre 16 e 17 de outubro e está registrada na 14.ª Zona Eleitoral de Ponta Grossa, sob o registro n.º 489/ 2008.
O candidato do PSDB em Londrina, Luiz Carlos Hauly, também recebe reforços na campanha a partir deste final de semana. O prefeito de Curitiba, Beto Richa, vai à cidade amanhã, 19, e na segunda-feira, 20, Hauly recebe o governador de São Paulo, José Serra. Beto e Serra terão uma atividade conjunta com Hauly.
O prefeito de Curitiba também irá a Ponta Grossa. E ainda está montando um roteiro de viagens a outras cidades em que PSDB e aliados estão disputando o segundo turno. Beto irá a São Paulo, Cuiabá e Rio de Janeiro.
Já a campanha de Antonio Belinati (PP) teve a participação do ministro das Cidades, Marcio Fortes. Acompanhado do deputado federal Ricardo Barros, presidente estadual do PP, o ministro participou de um comício anteontem à noite, na zona norte da cidade.
Londrina