O senador Roberto Requião (PMDB), governador eleito do Paraná, vai participar de reunião do Parlamento Andino, em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 6 e 8. Requião, que preside a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, vai ser o comentarista das principais palestras do evento, todas relacionadas ao tema central “A Comunidade Andina frente à Alca”. A comunidade andina é formada pelo Peru, Colômbia, Bolívia, Venezuela e Equador.

Ao final do evento, será elaborada a Declaração da Alca, que vai ser assinada pelos participantes depois de votada e aprovada, em sessão plenária na sexta-feira, pela manhã. A reunião, que acontece no Salão de Atos, sede central do Parlamento Andino em Bogotá, faz parte do calendário de sessões ordinárias daquele Parlamento, presidido por Jhannett Madriz Sotillo.

O senador paranaense faz seu primeiro comentário na quinta-feira pela manhã, sobre a palestra “Antecedentes, estrutura e desenvolvimento das negociações da Alca”, a ser proferida pela vice-ministra de Comércio Exterior da Colômbia, Claudia Uribe. No mesmo dia, pela manhã, Requião vai comentar a palestra “Comunidade Andina frente à Alca”, cujo palestrante será José Alberto Pérez Toro, catedrático da Universidade Javeriana.

Na quinta-feira à tarde, o governador eleito do Paraná e presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul vai analisar a palestra que será proferida pelo também senador Mario Losada, presidente da Comissão Parlamentar pela Argentina, sobre o tema “A visão do Mercosul frente à Alca”. O encontro do Parlamento Andino terá ainda uma conferência na quinta-feira, à tarde. Como parte dessa conferência, estão previstas apresentações de cinco painéis todos voltados ao tema “Vantagens e Desvantagens das negociações CAN-Alca”.

O comentarista, desta vez, será Felipe Montilla, presidente do Conselho Superior da Universidade Andina Simón Bolivar. O evento prossegue até sexta-feira à tarde, quando, depois de reunião das comissões, deverá ser aprovada e assinada a Declaração da Alca, contendo as principais decisões dos membros do Parlamento Andino relativas à Alca.

continua após a publicidade

continua após a publicidade