Durante a “Escola de Governo” de ontem, o governador Roberto Requião (PMDB) propôs a realização de um debate entre os nomes mais cotados para a disputa de sua sucessão no programa Brasil Nação da TV Educativa, marcando até a data, próximo dia 28.
Dizendo querer discutir o País com as principais lideranças do Estado, Requião anunciou o convite. “Estamos convidando para o programa o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB), os senadores Osmar (PDT) e Alvaro Dias (PSDB) e o prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB)”, informou Requião, durante a reunião no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
“Precisamos saber o que essas lideranças políticas pensam da economia do País, do sistema econômico, das privatizações, das estradas, da Amazônia, do planejamento na administração pública, da discussão do modelo econômico e do modelo político”, justificou o governador. “O convite está feito. Já pedi à representação do Paraná em Brasília para entrar em contato com os senadores, à televisão pública para convidar o prefeito de Curitiba, e faço neste momento o convite oficial ao Orlando Pessuti.”
A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Curitiba informou, em nota, que até o final da tarde de ontem, Beto Richa não havia recebido nenhum convite oficial.
“Se receber, este será analisado.” Nos bastidores, tucanos adeptos da candidatura de Beto ao governo do Estado comemoraram o fato de, pela primeira vez, o governador admitir que o prefeito da capital é uma das principais lideranças do Estado.
Osmar reagiu praticamente da mesma maneira, ao dizer que se o convite for encaminhado pelo governador do Paraná, ele vai avaliar. Mas adiantou que “o momento do debate político será mais adiante, não agora”. Alvaro, que também disse ainda não ter recebido qualquer convite, informou que o aceitaria, embora também considere cedo.