Sucessão

Requião busca apoio do PMDB para sua candidatura

O governador Roberto Requião começa, neste final de semana, sua campanha interna para obter o apoio do PMDB à sua pré-candidatura à presidência da República nas eleições do próximo ano.

Requião irá participar das convenções estaduais do partido em Santa Catarina, amanhã, 12, e em São Paulo, no dia 13. A convenção do PMDB será em Florianópolis e a paulista será realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo.

No próximo final de semana, Requião vai a Salvador, na Bahia, para o encontro nacional da Juventude do PMDB. Em janeiro, Requião irá ao Rio Grande do Sul, Sergipe e Piauí.

Requião vai participar dos encontros com a expectativa de que paulistas, catarinenses e a ala jovem do partido aprovem moções de apoio à candidatura própria do partido.

 A pré-candidatura é apresentada pelo governador como contraponto ao pré-acordo feito pelo presidente licenciado do PMDB, Michel Temer, para se aliar ao PT e integrar a chapa da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Em Santa Catarina, o governador Luiz Henrique da Silveira já manifestou favorável à tese e participou do lançamento de sua pré-candidatura em Curitiba, no dia 21 de novembro.

Em São Paulo, o partido é controlado pelo ex-governador Orestes Quércia, que está articulando uma composição com o PSDB para apoiar o governador de São Paulo, José Serra, na disputa presidencial.

Mas também veio a Curitiba há três semanas e prometeu ao governador do Paraná que trabalha pelo candidato do partido se o governador conseguir aprovar sua candidatura na convenção nacional, em junho de 2010.

O presidente estadual do PMDB, Waldyr Pugliesi, disse que outros estados também estão no movimento pela candidatura própria, lembrando que a moção que apresentou o nome do governador paranaense foi assinada por representantes de quinze diretórios regionais do PMDB.

“As convenções de Santa Catarina e São Paulo vão reafirmar as propostas dos dois diretórios por candidatura própria nas eleições de 2010. Somadas as posições dos diretórios do Paraná, Rio Grande do Sul, Piauí, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Sergipe, entre outros estados, podemos chegar à convenção nacional com apoio pleno à candidatura própria”, avalia o presidente do PMDB do Paraná.

Na rede

A pré-campanha do governador também já está na internet. Desde ontem, está ativado o site www.pmdbdobrasil.com, onde são veiculados depoimentos de apoio ao projeto da candidatura própria e à entrada de Requião na disputa. Um dos destaques da página é um artigo do economista e professor Carlos Lessa, que descreve Requião como “estadista” e um político “verdadeiro”.