O governador Roberto Requião (PMDB) disse, ontem, durante a Escola de Governo, reunião semanal de sua equipe, transmitida ao vivo pela Rádio e Televisão Educativa, acreditar numa “virada de mesa” da bancada do PSDB que costumava votar com o governo na Assembleia Legislativa.
Ele crê que, nas próximas votações, alguns dos cinco deputados enquadrados pela direção tucana irão descumprir a determinação de votar com a oposição, numa resposta do partido aos ataques de pessoas ligadas ao governo estadual e do próprio governador ao prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), por conta da divulgação de vídeos em que candidatos a vereador do PRTB que desistiram de concorrer no ano passado e se desfiliaram do partido para apoiar a reeleição do prefeito aparecem recebendo dinheiro.
“Vão votar contra tudo de bom que o governo está fazendo? Não vão votar recursos para liberação orçamentária para recuperação de estradas?”, questionou. “Acredito que eles [deputados tucanos] vão virar a mesa. Se não virarem, não corresponderão à imagem que eu faço deles, que até hoje, é muito boa”, concluiu o governador.
A direção do PSDB decidiu recomendar a seus deputados que passassem a fazer oposição (cinco dos sete parlamentares tucanos costumavam votar com o governo) e ainda solicitou que os dois membros do partido que ocupam secretarias Nelson Garcia (trabalho) e Luiz Malucelli (Lactec) – deixem o governo.