O governador Roberto Requião abre hoje a sexta edição do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos (2009-2010), que será realizado até sexta-feira (4), no Hotel Rafain, em Foz do Iguaçu.
O encontro destina-se a prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores, tendo como fio condutor o debate sobre as oportunidades que se abrem aos municípios no pós-crise econômica mundial.
O secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, que é o coordenador-geral do programa, disse, ontem, que o evento tem a finalidade de capacitar os gestores municipais para a implementação de políticas públicas visando o desenvolvimento sustentável local e regional. Perto de 2 mil pessoas são esperadas no encontro, anunciou.
Também participam da abertura oficial o vice-governador Orlando Pessuti, o diretor-presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PR, Jefferson Nogaroli, o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Moacyr Elias Fadel (PMDB), e o presidente da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar), Bento Batista da Silva.
Os deputados estaduais também participarão do encontro, que abordará temas como a gestão pública, desenvolvimento e distribuição de renda, agilização e retomada do desenvolvimento na administração pública, habitação popular, bem como desenvolvimento urbano sustentável em segurança pública.