Renovação na Câmara é de 47%, aponta levantamento

Totalizada a apuração de votos pelo Tribunal Superior Eleitoral, a renovação na Câmara será de quase metade dos deputados. Dos que vão assumir uma cadeira na Câmara no dia 1º de fevereiro, 47% dos eleitos são de primeiro mandato ou ficaram fora da última legislatura e retornam à Câmara.

O PT será a maior bancada, com 91 deputados. A segunda será a do PFL, com 84 parlamentares; o PMDB terá a terceira, com 74; o PSDB a quarta, com 71; e o PPB a quinta, com 49. Em seguida vêm PL e PTB, cada um com 26 deputados; o PSB, com 22; o PDT, com 21 e o PPS, com 15 deputados.

As eleições mostraram que os partidos de oposição ao atual governo aumentaram suas bancadas. O PT elegeu 33 deputados a mais que em 1998. O PDT terá 5 deputados a mais, o PSB, 6; o PPS 3; e o PCdoB, 2. O PL, que se aliou ao PT na disputa pela presidência da República, elegeu 4 deputados a mais que em 1998. 

Já partidos que formam a base aliada do presidente Fernando Henrique Cardoso diminuíram suas bancadas. O PSDB perdeu 23 parlamentares; o PFL, terá 14 deputados a menos; o PMDB, menos 13; o PTB, menos 7 e o PPB, menos 4.

Partidos que não tem representação na Câmara conseguiram eleger deputados: o Prona elegeu 6 representantes, o PV, 5; o PSD, 4; e o PMN, PSC, PSDC elegeram 1 deputado cada.

O cientista político da UnB Ricardo Caldas analisa que, com o aumento das bancadas dos partidos de oposição, equilibrando forças com as legendas mais numerosas, o próximo presidente da República, seja quem for, precisará ter muita capacidade de negociação para conseguir aprovar no Congresso projetos de interesse do Governo.(Agência Câmara)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo