O ex-deputado Renato Adur poderá ser o novo comandante do PMDB de Curitiba. O nome de Adur está sendo cogitado por algumas alas do partido para costurar um entendimento com o militante Doático Santos, que deve deixar a presidência do PMDB na capital em julho. A convenção municipal do PMDB está marcada para o dia 17 de julho.
Adur é visto como um dos poucos que consegue transitar entre as várias alas do partido, principalmente os grupos do senador Roberto Requião, do ex-governador Orlando Pessuti e a vertente formada pelos deputados estaduais. Ex-presidente estadual do partido e ex-secretário de Desenvolvimento Urbano, Adur está mediando uma negociação para levar de volta o ex-deputado Gustavo Fruet ao PMDB.
Para o deputado estadual Nereu Moura, a eleição de Adur para o comando do PMDB curitibano pode encerrar anos de rivalidades internas. “Ele agrega todos de A a Z. E ainda tem mais uma virtude. É discreto”, elogiou.
Opções
Mesmo que as tentativas de Adur não dêem resultado, sobretudo porque é conhecida a resistência da família Requião ao retorno de Gustavo, os peemedebistas favoráveis à filiação do tucano acham que nem tudo está perdido. Acham que Gustavo pode entrar numa sigla amiga, como o PDT, e assim ter o apoio do partido em uma possível candidatura a prefeito de Curitiba.
“Para o PMDB, seria uma repercussão muito boa a filiação do Gustavo. Mas também pode ser que ele se filie a uma sigla estratégica, onde possa reunir todas as forças possíveis à candidatura dele à prefeitura de Curitiba”, disse o deputado estadual Nereu Moura.