O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), fará na quarta-feira (17), uma reunião para receber uma pauta de reivindicações de prefeitos. O encontro será realizado no Salão Negro do Congresso.
Na reunião serão discutidas as demandas que os dirigentes municipais querem que o Poder Legislativo aprove para tentar aumentar recursos disponíveis para as prefeituras.
A reunião será semelhante à que ocorreu no último dia 20, quando governadores, em encontro para debater o pacto federativo, apresentaram a Renan e ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), uma lista de preocupações dos chefes do Executivo estaduais.
No último dia 5, o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, revelou que, diante da baixa popularidade da presidente Dilma Rousseff, um movimento suprapartidário passou a defender a mudança de uma série de leis e até da Constituição para reduzir a influência da União sobre a gestão dos recursos públicos no País.
A intenção do grupo é aprovar, até setembro, propostas no Congresso que aumentem a fatia repassada pela União a Estados e municípios das receitas ou, pelo menos, impeçam que o governo federal permita a criação de novas despesas para serem bancadas pelos governos regionais.
A articulação desse movimento suprapartidário é patrocinada por Cunha e Renan, mas envolve senadores, deputados, governadores e prefeitos de partidos da oposição e até da base, inclusive do PT.
Participam também dessa discussão os ex-governadores tucanos José Serra (SP) e Antonio Anastasia (MG); a senadora e ex-prefeita paulistana Marta Suplicy (sem partido), entre outros.