Os dois principais candidatos na disputa pelo governo do Paraná anunciaram que vão reduzir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), caso seja eleitos no próximo domingo.
Beto Richa (PSDB) se compromete a zerar ICMS do diesel para baixar preço da passagem do transporte coletivo e Osmar Dias (PDT) garante a isenção para o transporte escolar.
Em seu programa eleitoral gratuito na televisão, o tucano afirmou que o óleo diesel representa 25% dos custos do transporte coletivo e, sem o ICMS que incide sobre o óleo diesel do transporte coletivo, o preço da passagem em todo o Paraná poderia ser reduzido e as frotas de ônibus modernizadas.
“Levantei esta bandeira em 2005, quando criei uma Frente Nacional de Prefeitos pedindo a redução dos impostos. Nem o presidente Lula nem o governador Requião quiseram abrir mão dos impostos em favor dos brasileiros. Como governador, vou fazer minha parte para ajudar a reduzir os custos das passagens”, alfinetou Beto.
Segundo cálculos do candidato, só na capital paranaense, a economia com esta medida seria de mais de R$ 12 milhões por ano. Do lado de Osmar Dias, o candidato a vice-governador, Rodrigo Rocha Loures, garantiu a isenção para o transporte escolar nesta semana.
“Osmar tem um bom relacionamento com os trabalhadores do transporte escolar e sabe do pedido de isenção do ICMS. Este é um compromisso assumido”, garantiu Rodrigo, em reunião com representantes dos operadores de transporte escolar de Curitiba.