Henrichs e Silva lançam a Rede Paraná.

A Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e a empresa de consultoria Millennium Corporation lançaram ontem, em solenidade realizada em Curitiba, a Rede Paraná de Municípios Interativos. Através dela, será possível ter acesso a uma base de informações integrada, via internet www.parana.gestour.com.br, e obter dados detalhados sobre todas as prefeituras e empresas privadas das cidades que integram o projeto.

De acordo com o presidente da AMP e prefeito do município de Barracão, Joarez Lima Henrichs, um dos objetivos da rede é permitir a transparência nas ações das prefeituras. “A população vai ter acesso ao orçamento anual, saber para quem o município pagou, quanto e quando”, comentou. Por enquanto, já estão integradas à rede os municípios de Arapongas, Fazenda Rio Grande, Barracão, Apucarana e Campo Mourão. “Praticamente 90% dos municípios já confirmaram a participação”, revelou Henrichs, acrescentando que a intenção é que, até abril de 2003, as 399 cidades do Paraná estejam integradas.

Investimentos

O presidente da Millennium Corporation, Vadis Luiz da Silva, que participou ontem da solenidade, explicou que a parceria foi firmada sobre três alicerces: o parceiro investidor – no caso, a Millennium -, o gestor de informação e articulação estadual – AMP -, e a base municipal – representada pelos prefeitos. “Percebemos que as formas de divulgação mudaram e, durante três anos realizamos estudos para encontrar a melhor maneira de informar e também fomentar negócios”, explicou. Segundo Vadis Luiz, a consultoria investiu R$ 1,4 milhão no projeto, entre estudos, elaboração de projetos, de sistemas e treinamento. Está previsto, ainda, investimento de mais R$ 2 milhões – cerca de 60% do montante em marketing.

Além de contribuir para que as prefeituras se enquadrem à transparência na administração pública – uma das exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) – a Rede Paraná traz ainda vantagens para os municípios, como a geração de negócios com empresas do Brasil e do mundo interessadas em investir nas cidades. “Acessando a rede, será possível localizar hotéis, pesquisar o turismo local, as atrações, a economia”, enfatizou Henrichs, presidente da AMP.

continua após a publicidade

continua após a publicidade