O Governo do Paraná depositou ontem, 30, os salários dos funcionários públicos estaduais com o reajuste prometido no mês passado. A correção salarial é de 6%, o correspondente à reposição da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulada entre os meses de maio de 2008 e abril deste ano, e mais um ganho real de 0,47%.
Ao todo, 249 mil trabalhadores do serviço público estadual – funcionários efetivos da ativa e aposentados, civis e militares, e ainda contratos temporários, empregados da Paraná Educação e dos convênios com as Apaes – estão sendo beneficiados.
Com o reajuste dos servidores, cerca de R$ 36 milhões, correspondente ao acréscimo mensal da folha de pagamento de pessoal do Estado, serão injetados na economia estadual. O reajuste geral ao funcionalismo foi proposto em abril, em projeto de lei encaminhado pelo Executivo à Assembleia.
O projeto foi aprovado sem emendas, embora bancada de oposição e aliados do PT propusessem a ampliação da reposição para 15%, índice aplicado para corrigir o salário mínimo regional. O governo alegou que o caixa do Estado não suportaria mais do que os 6%.