Os deputados Dr. Rosinha e Tadeu Veneri, e o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi, que disputaram com o deputado André Vargas a direção regional do PT, apóiam a candidatura do ex-prefeito de Porto Alegre Raul Pont à presidência do diretório nacional no segundo turno do PED (Processo de Eleições Diretas) que acontece no próximo dia 9. Pont é o candidato da tendência Democracia Socialista contra o Campo Majoritário, que os três consideram responsável pela descaracterização do partido.
No primeiro turno, Veneri apoiou o ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio e teve o apoio dele para disputar a presidência do partido no Paraná. Veneri obteve 9% dos votos e Plínio foi o segundo mais votado no Paraná com 12%. Para o deputado petista, uma vitória das correntes chamadas de esquerda do partido é o caminho da reconciliação do PT com o seu projeto de transformação da sociedade.
O grupo de 13 deputados da oposição petista integrado por Rosinha e pela Dra. Clair divulgou uma nota explicando a permanência no PT e manifestando apoio a Pont: "Estaremos engajados, nos próximos dias, junto com milhares e milhares de filiados e filiadas, no compromisso de eleger Raul Pont para a presidência do PT, reafirmando nossa pluralidade, nossa democracia interna, o debate político democrático, a transparência e o respeito às nossas instâncias de participação a partir da base", diz a nota.
E as principais lideranças do Movimento PT, de Callefi e dos deputados Selma Schons e Padre Paulo, além do ex-deputado federal Padre Roque, participam de uma reunião neste domingo, em Ponta Grossa, onde avaliam o PED e planejam a participação no segundo turno. No primeiro, a tendência concorreu com a deputada federal Maria do Rosário. No segundo, apoiará a candidatura de Pont. A decisão foi tomada após debate que reuniu, em Brasília, representantes da corrente em 16 estados brasileiros.