O apresentador de televisão Carlos Ratinho Massa fez ontem uma visita à redação de O Estado do Paraná com um objetivo: reafirmar o seu apoio à candidatura do ex-governador Paulo Pimentel (PMDB) ao Senado: “Paulo Pimentel é minha primeira opção para o Senado. O Paraná precisa de um político assim, digno, honrado e dinâmico, cujo amor pelo Paraná ficou evidente ao longo de toda a sua vida pública.”
Lembra que, como secretário da Agricultura, Paulo Pimentel modernizou a agropecuária do Estado:” Seu trabalho teve tal impacto que assegurou sua eleição para governador aos 36 anos. Ousado, aplicou a força de sua juventude para implantar as mudanças que os paranaenses desejavam e precisavam. Como deputado federal, defendeu sempre os interesses superiores do Paraná. E na Constituinte, jamais se descuidou da importância de bem representar a gente de sua terra. Se isso não bastasse, trata-se de um empresário bem-sucedido, sério, competente, que comanda hoje um grande complexo de comunicação É, sem dúvida alguma, um homem à altura do cargo que está disputando e que, tenho certeza, será motivo de orgulho para todos nós”, sublinha Ratinho.
Primeiro voto
Segundo o apresentador do SBT, que começou a carreira política muito jovem, com 19 anos, como vereador em Jandaia do Sul, sua admiração por Pimentel vem da infância:” Meu pai, Domingos Massa, que era pedreiro em Marumbi – localidade vizinha a Jandaia, na região Norte do Paraná – foi cabo eleitoral do Paulo quando ele disputava o governo, tendo como principal adversário Bento Munhoz da Rocha. Numa visita de Paulo a região, meu pai me colocou no palanque para saudá-lo. Eu tinha apenas 6 anos. Posso dizer que foi o meu primeiro comício”, conta.
A admiração, explica Ratinho, vem desde aquela época: “Depois de dois mandatos de vereador em Jandaia, vim para Curitiba, onde prossegui com minha carreira no rádio e acabei me elegendo vereador e, mais tarde, deputado federal. Foi um mandato só, me desiludi com a política em Brasília onde é dificil você se destacar e até mesmo conseguir vencer as barreiras do chamado “baixo clero”. Poucos conseguem fazê-lo, e Pimentel é um desses políticos, um dos paranaenses mais conhecidos e respeitados lá fora por sua integridade e coerência. Por essa razão, jamais me conformei em vê-lo afastado da política. Várias vezes lhe disse que fazia falta. Me sinto feliz e recompensado ao ver que agora ele está de volta, mais disposto do que nunca a lutar pelo Paraná. Isso é bom para o Paraná e é bom para todos nós.”
Ratinho tem acompanhado de perto a disputa no Estado, até porque seu filho, Ratinho Júnior, disputa uma vaga na Assembléia Legislativa: “Acho que o interesse pela política é herança familiar. Meu pai – que voltou para Minas Gerais – gosta de acompanhar a atividade política, eu exerci quatro mandatos e agora vejo meu filho dando os primeiros passos na carreira”. Embora o programa diário no SBT exija uma presença constante em São Paulo, o apresentador tem participado de comícios do filho em várias regiões do Estado: ” Nessas minhas andanças pelo Paraná tenho constatado como Paulo Pimentel é benquisto e como as pessoas se lembram de suas realizações no governo. São esses referenciais sólidos que o credenciam a ocupar uma vaga no Senado. Sei que hoje sou popular, em razão de meu programa de TV. E quero que as pessoas que me conhecem saibam que minha primeira escolha para o Senado é Paulo Pimentel porque o julgo o mais qualificado para isso”, acrescenta o apresentador.