Congelado

Cúpula do governo do Paraná não receberá aumento, diz Ratinho Junior

Foto: Alexandre Mazzo/Gazeta do Povo

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) anunciou, nesta terça-feira (8), que o primeiro escalão do Executivo paranaense não receberá o reajuste de 16% concedido aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro do ano passado. “Isso resultaria em um aumento de R$ 600 mil por mês na folha de pagamento”, explicou Ratinho em entrevista coletiva. Como o teto constitucional para as carreiras públicas e estaduais é determinado pelo salário dos ministros, o aumento provocou um efeito cascata em todo o país.

O anúncio foi feito pelo governador antes da segunda reunião com a equipe do secretariado. De acordo com Ratinho, o encontro foi destinado a aprofundar as medidas que cada um dos secretários começou a tomar, com a intenção de definir o que pode ser feito a partir de agora.

Situação financeira nebulosa

Como já havia antecipado mais cedo, durante a posse do novo comandante da Polícia Militar (PM), um dos problemas que o governo vem enfrentando tem relação com o novo Sistema Integrado de Finanças Públicas do Estado (Novo Siaf). Desde o ano passado, o Executivo enfrenta dificuldades para atualizar o sistema – o que gerou, inclusive, a suspensão dos pagamentos do governo ao Consórcio Quanam-Arrow Ecs Brasil, responsável pelo novo sistema, pelo Tribunal de Contas do Paraná.

“Não tem muito o que fazer a não ser levar informação pra dentro desse software, até que a gente consiga ter todas as informações lá dentro. Só 60% dos dados estão no sistema. Estamos fazendo uma força-tarefa para resolver o problema”, disse Ratinho.

Impostos

Enquanto não houver um diagnóstico preciso da situação financeira do estado, de acordo com o governador, não é possível tomar nenhuma decisão em relação a impostos ou investimentos, por exemplo. Mesmo assim, Ratinho afirmou, durante a coletiva, que ainda nesta semana o governo anunciará um pacote de benefícios para os contribuintes envolvendo o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR).

“Vamos procurar diminuir as alíquotas de impostos a médio prazo. A prioridade é rever os tributos nas áreas de serviços, alimentos e vestuário”, disse Ratinho.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Ratinho Junior diz que faltam PMs, mas descarta concurso por falta de dinheiro

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna