O Partido Social Cristão (PSC) do Paraná definiu, no final de semana, que terá candidatura própria à Prefeitura de Curitiba, e já confirmou o nome do deputado federal Ratinho Júnior como seu pré-candidato.
Entre as propostas de Ratinho está a priorização na implantação do metrô de Curitiba. O deputado também defende maior atenção ao meio ambiente, principalmente na questão da emissão de gáses poluentes e no tratamento de esgoto, e na implantação do ensino em tempo integral na rede municipal de educação.
Segundo deputado federal mais votado em 2006, com 205 mil votos, Ratinho Júnior, após confirmar candidatura, passa a buscar aliados para a disputa de outubro. O presidente do PSC de Curitiba, advogado Lineu Tomass, afirmou que o primeiro contato a ser tentado pelo partido será com o senador Osmar Dias e outras lideranças do PDT para propor uma coligação à eleição majoritária em Curitiba, numa inversão à parceria ocorrida nas eleições para o governo do Estado em 2006.
No início do ano, o presidente do PSC havia descartado a candidatura de Ratinho Júnior, informando que o deputado tentaria mais um mandato na Câmara dos Deputados para candidatar-se ao governo do estado em 2014. Mas a possibilidade de uma maior divulgação de seu desempenho parlamentar e o resultado em algumas pesquisas realizadas no ano passado podem ter pesado na mudança de idéia.