Na data em que se comemora o Dia Mundial dos Animais, nesta terça-feira (4), o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) apresentou no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná um requerimento para criar a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais. Segundo Rasca, embora exista uma vasta legislação sobre o tema, o Poder Público não demonstra efetividade na hora de assegurar a defesa dos direitos dos animais.
No plenário, o parlamentar verde pediu o apoio dos demais deputados para assinar a criação da nova frente, entregando a todos um informativo com dicas de como adotar um animal, processo de castração, legislação que versa sobre abandono e guarda responsável. “Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade”, disse Rasca, citando frase de Leonardo da Vinci.
Rasca também aproveitou a data para cobrar mais eficiência no cumprimento da Lei 11.474/05, do município de Curitiba, que obriga o proprietário a colher os dejetos produzidos pelos cães, gatos e demais animais domésticos. “Não podemos culpar os cães pelo cocô nas ruas e praças públicas, mas sim os donos deles”, afirmou Rasca, que levou ao plenário placas com informações sobre a referida lei.
Para ele falta uma campanha pública para aumentar a consciência dos proprietários. “Os animais nos humanizam, nos oferecem um convívio com fidelidade. Agradeço aos colegas parlamentares que compreenderam e tiveram a sensibilidade para subscrever esse Frente”, completou. A Frente, segundo o requerimento, deve ter sete integrantes e tempo indeterminado para desenvolver seus trabalhos.