O deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) confirmou nesta segunda-feira (3) que está apresentando sua pré-candidatura a prefeito no partido. O nome de Rasca aparece numa lista interna onde já estão o deputado estadual Roberto Aciolli e a ex-deputada federal Dra. Clair.
Vice-presidente estadual do PV, Rasca afirmou que o partido tem tradição de candidatura própria em Curitiba. “A coligação anula o processo legislativo. Se tivéssemos coligado na eleição do ano passado, eu não teria sido eleito. Candidatura própria ajuda os nossos candidatos a vereador”, justificou.
Rasca disse que o PV está aberto a conversar com outros partidos, mas dentro da perspectiva de alianças para o segundo turno. “O primeiro turno é o espaço que existe para os partidos se posicionarem. Alianças podem e devem ocorrer no segundo turno”, comentou o deputado.
A unificação dos palanques no primeiro turno afronta o espírito democrático, avaliou Rasca. “Tirar dos partidos a postulação é anti-democrático. Fazer o que o ex-presidente Lula fez de afastar o Ciro Gomes da disputa em 2010 não foi democrático”, criticou.
Rasca afirmou que a escolha do nome do candidato a prefeito deve ser feita em convença. “Foi assim na eleição para o governo. E a escolha deve ser feita a partir da mobilização interna”, afirmou.